HOME     EMPRESA     ATUAÇÃO     CLIENTES     GALERIA DE FOTOS     NOTÍCIAS    EDUCAÇÃO AMBIENTAL     LINKS     BLOG     FALE CONOSCO

ATUAÇÃO

Licenciamento Ambiental

O Licenciamento Ambiental tem sido um dos instrumentos fundamentais de viabilização de projetos na área de infra-estrutura, onde a qualidade dos Estudos Ambientais é a base para que os trâmites deste processo administrativo possa se dar de forma previsível e planejada.

De acordo com o IBAMA, “O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente e possui como uma de suas mais expressivas características a participação social na tomada de decisão, por meio da realização de Audiências Públicas como parte do processo. [...] As principais diretrizes para a execução do licenciamento ambiental estão expressas na Lei 6.938/81 e nas Resoluções CONAMA nº 001/86 e nº 237/97. Além dessas, o Ministério do Meio Ambiente emitiu recentemente o Parecer nº 312, que discorre sobre a competência estadual e federal para o licenciamento, tendo como fundamento a abrangência do impacto”.

Desenvolvimento dos estudos ambientais e atuação em todas as fases do licenciamento

LP – Licença Prévia
LI – Licença de Instalação
LO – Licença de Operação

Depois da Licença de Operação – LO ser concedida, o empreendedor deverá renová-la periodicamente.

Gestão Ambiental

Com a mesma competência, a Rio das Velhas Consultoria Ambiental também está apta a participar da elaboração e gestão de estudos e serviços ambientais para os setores:

abastecimento / saneamento; aeroportuário; geração de energia;
infra-estrutura; mineração; parcelamento do solo; recursos hídricos; transporte rodoviário / ferroviário e outros.